terça-feira, 11 de junho de 2013

Ensaio sobre o «olheiro» de futebol jovem


O meu pensamento sobre o que é, o que deveria ser um olheiro de futebol jovem.

Depois de uma dezena de anos a ver muito futebol de miúdos, eis algumas ideias que tenho vindo a cimentar. Partilho, porque curiosamente vou conversando com outras pessoas e não tenho falhado muito.


Recordo-me de uma conversa, há cerca de dois anos, com um desses «sábios» do futebol, que sabem tudo. Comentávamos nós dois planteis que se iam defrontar num torneio, eu apostava numa equipa, o «sabichão» apostava tudo na outra.
A dada altura propus um exercício, comparar os jogadores de uma e outra equipa, pelos lugares em campo. Em alguns casos concordámos, noutros tinhamos opiniões diferentes, mas só num caso fomos frontalmente divergentes:

Eu dizia: «Estás doido, então o jogador «x» é muito melhor que o jogador «y»??? Nem penses nisso! O «y» sai com a bola assim e assado, tem esta e aquela qualidade... enquanto o jogador «x» tem esta defeito e mais aquele... não tenho dúvidas, o «y» é claramente superior».

Bem, lembro-me que a conversa acabou mal, porque o tal «sábio» do futebol não gostou nada que discordasse dele... Enfim, coisas da vida.

Ora, passado este tempo, o que vos posso dizer?
É verdade. O Jogador «x» acabou por mudar de clube, deixou de ser titular, abandonou o futebol a meio da época.
Que é que aconteceu ao jogador «y»?  Bem, andou a época toda a ser vigiado pelo Sporting, andou a treinar em Alcochete alguns meses e foi recentemente convidado para ir treinar a pelo menos 3 clubes, entre os quais o Sacavenense, o Belenenses e o V. de Setúbal...

Ora, este tipo de observações que vou fazendo ao longo dos anos têm revelado uma surpreendente pontaria... sendo que não tenho qualquer tipo de formação desportiva, sou apenas um curioso.

Lembro-me também do caso de outro jogador que eu apontava como sendo um dos melhores da seleção de Setúbal de Sub14 em 2011, lembro-me de, na altura, alguns pais me dizerem que não, que não teria grande sucesso, que não era grande jogador...  Pois, foi este ano chamado ao Sporting...

E há muitos mais casos.


O que é que um observador que está em busca de um talento procura?

Eu acho que não é preciso perceber muito de futebol para identificar meia dúzia de características essenciais:

- Tem de ser um jogador inteligente. Inteligente a compreender o jogo, a saber ler o jogo, taticamente, a saber ver o campo no seu todo, independentemente do local onde está a bola. Inteligência vê-se na capacidade de decidir bem. Saber quando tem de largar a bola. Quando deve passar e para onde, qual o momento exato  de meter a bola para a desmarcação. Saber decidir bem é talvez a principal das características dos grandes jogadores.  Um jogador que não saiba decidir bem, nunca será um grande jogador!

- Tem de ser um jogador esforçado, com espírito de sacrifício, lutador, nunca desiste de uma jogada, esforça-se para compensar o erro do colega de equipa, dá o litro enquanto está em campo, dá o máximo.

- Tem de ser um jogador que joga com intensidade. Não fica à espera da bola, vai sempre ao encontro dela.  Jogar com intensidade não significa ser agressivo e faltoso. Não, nada disso. Intensidade é estar sempre atento e dar o máximo em cada jogada.  Conheço muitos jogadores brilhantes que só não são fora-de-série porque lhes falta esta característica. São lentos, esperam que a bola chegue aos pés. Um jogador sem intensidade nunca chegará ao topo.

- Tem de ter humildade em campo. Não saber respeitar o resto do grupo é uma falha muito grave que nenhum treinador que forme equipas de sucesso aceitará. Um jogador que não saiba admitir que errou, um jogador que fique à espera que os colegas se esforcem por ele... esse jogador nunca terá um lugar ao sol. É uma falha demasiado grave! Também conheço jogadores com esta falha, que é grave. Jogadores que quando cometem um erro, em vez de ligarem as baterias a 200% para tentar «apagar» esse erro ficam a olhar para as chuteiras a fingirem que se aleijaram, jogadores que quando se excedem na finta e perdem a bola, nem olham para trás a ver a asneira que fizeram... São jogadores sem aptidão para chegar ao topo do futebol.

- Tem de ter aptidões técnicas individuais superiores. Um bom jogador tem de saber dominar uma bola com facilidade, saber driblar, saber proteger a bola do adversário, saber fazer passes com a intensidade adequada, saber colocar-se no sítio certo, saber rematar à baliza, saber fazer um centro com conta peso e medida, saber cabecear bem a bola.

- Tem de saber o seu lugar no grupo. Um jogador que questiona o treinador sobre as suas decisões, é um jogador que não saber o seu papel, é um jogador que nunca evolui porque não compreendeu que o seu sucesso depende do desempenho que tiver face às instruções que recebeu do treinador. Jogadores que questionam os treinadores, são jogadores que se acham muito bons, mas nunca evoluirão...


Agora perguntam-me, «mas eu sempre pensei que os olheiros procuravam era apenas jogadores que dão nas vistas, que fazem fintinhas bonitas e que marcam muitos golos»...
É verdade. Haverá muitos olheiros que procuram apenas isso.
Mas eu desconfio que as suas observações não terão assim tanto sucesso se se limitarem a esse tipo de critérios.

Eu dou um exemplo:

Há um jogador que é, efetivamente superior tecnicamente. Ele é capaz de fintas fabulosas, faz remates à baliza indefensáveis, é capaz de malabarismos muito vistosos. Ok, tem muita piada. E todos nós que estamos na bancada a ver o jogo gostamos de ver...
Mas o que é que essas ações de «nota artística» contribuem para o sucesso da equipa?
Aqui é que está a chave.
Se o jogador faz grandes jogadas mas não constrói jogo de equipa, não contribui para o sucesso do grupo, só está a pensar em dar nas vistas, na sua exibição individual, está fechado sobre si... não acredito que algum grande clube tenha interesse nesse «brinca na areia».

Imaginem uma jogada em que se dá uma triangulação perfeita, tudo bem feito, o extremo chega á linha de fundo e faz um centro perfeito, onde está o dito jogador, na marca de penalti. Ora, o jogo está 0-0, a equipa está a atacar muito mas não está a conseguir marcar. É fundamental que faça um golo. Ora, o centro vai perfeito, ao dito jogador basta apenas cabecear para onde quiser, porque está de frente para a baliza. Mas não, no seu jeito egoísta de pensar apenas nele próprio,  acha que pode ter ali uma oportunidade para um bonito, e vira-se de costas para a bola e ensaia um pontapé de bicicleta! Não acerta na bola!
Nas bancadas ouve-se um bruáá...!!!  Os paizinhos enchem-se de orgulho do filhinho: «Já viste? se ele acertasse, era um golão...»

Agora vejam a visão de quem vê o jogo na sua globalidade:
Que pensa o treinador no banco: «Lá está aquele rapaz com as manias de dar nas vistas. Se tivesse metido a cabeça estávamos já a ganhar e tudo seria mais fácil... Assim, continuamos a sofrer ... que raio...Não aprende!!!»

Obviamente que num jogo em que se está a ganhar 5-0, já há liberdade para alguma nota artística.
Mas também aqui se vê a inteligência do jogador!  Desperdiçar um golo por pensamentos egoístas, são decisões imperdoáveis num desporto coletivo!

Os Cristianos Ronaldos, Ronaldinhos, Neymars, e outros que tais, são jogadores com talentos especiais.  Todos nós temos amigos e conhecidos que são brilhantes a fazer fintinhas malucas. Mas qual é o  segredo daqueles jogadores para terem chegado ao topo ?

Pois é. O segredo destes grandes jogadores está no facto de aliarem essa sua aptidão técnica acima do normal a todas as outras características que em cima referi.

«Brincas na areia» há aos milhares... Grandes jogadores há pouquíssimos!

Imaginem um jogador com uma capacidade formidável para a finta, só que toma a decisão de fintar sempre nos momentos errados. Quando tem dois colegas a desmarcarem-se para o espaço vazio, lembra-se de voltar para trás para fazer uma finta!

Quando basta o passe para se fazer o golo, entende tentar mais uma finta... Quando a decisão é sempre errada, não adianta. Pode ter o maior talento do mundo, mas se lhe faltar a inteligência de compreender o jogo e perceber qual é o momento exato de passar a bola... nunca chegará a lado nenhum!


Muita gente pensa que ser um grande jogador é apenas saber fazer fintinhas.
Se repararem, as grandes equipas que têm muito dinheiro conseguem ter Messis, Cristianos Ronaldos,  etc etc... mas 98% dos grandes jogadores do futebol mundial são jogadores inteligentes, rápidos, intensos, excelente técnica, grande capacidade de decisão, e não são especialmente «artistas» da finta vistosa...




Sem comentários:

Enviar um comentário