sábado, 1 de setembro de 2012

Almada - 3 Inter de Fernão Ferro - 4. Jogo-treino (crónica)

Jogo de treino para marcar o inicio de época.

Um treinador novo que ainda está a testar os jogadores, a ver que posições podem fazer, a testar comportamentos em campo, diria que é uma fase de experimentação, uma fase de observação cuidada.

Só assim se explica a derrota em casa neste jogo.
Um jogo que, com a equipa titular, não tenho dúvidas, seríamos capazes de uma vitória com diferença larga de golos.

Do que vi, posso estar errado, mas não me pareceu que esta equipa de Fernão Ferro fosse muito forte. Tem alguns jogadores fortes fisicamente, mas não vi ali nenhum jogo coletivo elaborado.

Diria que a dita "experimentação" feita pelo mister terá sido a responsável por esta derrota.
Não critico, pelo contrário, até elogio. É nesta fase que se deve fazer todas as experiências, todos os testes. Desde que se tirem as conclusões certas. E não tenho dúvidas que o mister esteja a fazer esse trabalho.


Eu não me vou armar em treinador de bancada, mas julgo não me enganar muito se disser que hoje ficou muito claro que há certas opções, algumas testadas,  que, ficou provado... Não são opções.


BREVE ANÁLISE DO JOGO

Não foi difícil perceber que houve uma parte em que a equipa funcionou, marcámos 3 golos e sofremos 1..... (este golo sofrido... confesso que não vi, mas quem viu diz que foi tudo muito esquisito...  com largas responsabilidades para os jogadores envolvidos. Digamos que foi uma oferta)
Houve uma segunda parte em que pouca coisa funcionou.

Mas ficou muito claro o que não funcionou.

O meio campo da equipa formada na segunda parte foi totalmente inexistente.
Não resultou.


Quando temos um meio campo que não defende... Que não vai ao encontro da bola,  que se encosta aos avançados,  pouco lutador, que não ajuda a defender... que não procura a bola, fica à espera...
Bem, a nossa equipa passou a ter uma defesa e um ataque... Uma defesa que foi fraca e um ataque que foi muito displicente...

A receita estava feita, tínhamos ali uma equipa para sofrer...

Como eu vi cá de fora, certamente o mister viu lá dentro.
Aquela equipa não funcionou, ponto final.


Não mudou nada, e se o fez, provavelmente quis ver até ao fim, quis ter a certeza que não funcionava...
Acho bem. É agora o momento de fazer estas experiências e testar jogadores.

Agora, para quem estava cá fora a ver, ficou claro que aquela opção de equipa, a da segunda parte, é uma solução a NÃO REPETIR.

Principalmente porque tinha ali excelentes jogadores que fazem a diferença quando jogam nos seus lugares, e que se tornam jogadores banalíssimos quando fora do seu lugar!
Não é solução!

Tirar o Iuri de extremo direito é um erro.
Tirar o Leo de médio ofensivo é um erro
Tirar o Mário de trinco é um erro

Mas, claro, hoje era para testar jogadores...  ninguém pensará que o mister está a pensar trocar as posições em que estes 3 jogadores estão ao nível do melhor que há no distrito.

Muitos pais estavam indignados, com a derrota, de como a equipa estava fraca, de como nada funcionava.

Eu sinceramente, não dramatizo tanto.  Não acho que seja caso para dramas. Não passa de um jogo-treino. E é assim que devemos encarar estes jogos.
O Resultado é secundário.
Acho que é esta a altura de fazer todos os testes, de perceber o que funciona e o que não funciona.


Desde logo algumas conclusões óbvias:

 O Diogo Liladar não me parece que resulte como central. É muito macio, não se antecipa, não nasceu para aquele lugar... Claramente... Noutras posições jogará certamente melhor. Ou então, é outra hipótese,  foi hoje um dia não... Também acontece.


O Mário também não foi feito para central. Principalmente quando sabemos que a trinco torna-se um motor da equipa. Naquele lugar, é um desperdício.
 É um jogador que pode ser importantíssimo no meio campo, e a central é apenas mais um...
Com as óbvias falhas de quem não esta habituado a jogar ali.
O que deve fazer pensar o mister!
Há que puxar pela imaginação para ter soluções para central.
O Santana lesionado (não sabemos por quanto tempo)
O Torres lesionado...
Só temos o Rafa.
Mesmo assim, o Mário, apesar do que aconteceu,  parece-me que hoje foi o seu habitual esforço e empenho que safou alguns golos do adversário... Já que a defesa esteve uma lástima. Era normal aparecerem 4 ou 5 adversários na área, e os nossos médios a recuarem a passo... tranquilamente, lá à frente...

Não faço a mais pequena ideia do que é que o mister estará a pensar em termos de plantel.
Mas depois do que vi hoje, eu se fosse um dos jogadores que hoje vi, pensava bem no empenho, na dedicação, no espírito de sacrifício que têm de colocar em cada treino, em cada jogo.

É que, pelo que vi hoje, e pelo que todos achamos ainda possa vir a acontecer em termos de entradas de novos jogadores, os jogadores de fraco desempenho podem correr o risco de serem dispensados...

Hoje vi muita displicência...  pouca intensidade, pouco esforço...
Estamos no escalão de juvenis... já não são infantis... aparecendo jogadores mais fortes, vai haver dispensas... Eu, no lugar de alguns que vi hoje, esforçava-me um bocadinho mais...   O lugar está mesmo em risco!

Um grupo que tem a ambição de estar muito em breve a competir em escalões de nível  Nacional, não tem lugar para jogadores com a leveza e tranquilidade que vi hoje...

Desculpem-me a dureza das palavras.
Mas a vida é mesmo assim. Há momentos em que só ficam os melhores! E se ainda por cima há pouco esforço...  é a receita para o desastre!

Pareceu me óbvio que o Iuri é um jogador que faz a diferença a jogar à direita... Testá-lo à esquerda... Sinceramente... não deu resultados. Foi como se não existisse em campo...

O Ricardo, que êh um excelente extremo, é um jogador rapidíssimo e lutador... Joga bem em qualquer lugar encostado à linha... (na minha modesta opinião) A jogar no meio... a meu ver...  Não dá.

Ali é preciso decidir rápido e de cabeça no ar a ler o jogo, se perdemos tempo a dominar a bola... de cabeça no chão... já passou o timing...

O Filipe costuma jogar bem ali ao meio... Mas hoje... Foi para esquecer... Entrou só na segunda parte, mas já entrou cansado... provavelmente ainda não estará bem fisicamente! Mas taticamente também foi péssimo... Um médio tem de estar a fugir das marcações e a pedir a bola nos pés.... a esconder-se atrás dos adversários... é como se não estivesse em campo!

O Garcia não agarrou a oportunidade... Esteve ali muito displicente, pouco esforçado a defender, embora quando com a bola nos pés tenho tomado boas decisões... Só que um lateral também tem de defender... Ah pois é... Ou seja, hoje foi um excelente extremo a jogar atrás, mas foi fraco a defender.

O Carracinha foi dos poucos que jogou no seu lugar e ao seu habitual nível.
Tudo o resto foi... Para esquecer...

Nem o Mateus soube ter a agressividade necessária de um avançado, nem o Tiago Lopes teve a mestria necessária de fazer o golo  em varias oportunidades sozinho em frente ao guarda redes...



Eu diria que se deu a triste coincidência de este segundo grupo ter estado anormalmente infeliz nas várias posições.

E, como dizem os treinadores, «quando assim é... não há nada a fazer!»


E que dizer do primeiro grupo?
Nada a ver. Vi um meio campo a funcionar bem, o Gonçalo Santos e o Gonçalo Martins a entenderem-se muito bem, a virem buscar a bola atrás e a distribuir bem as bolas para a frente.
Adorei ver esta dupla. A jogarem simples. Bolas ao primeiro toque e depois no espaço vazio para os avançados. Funcionou! Está aprovada esta dupla...

O Varandas fez uma exibição excelente. Fez um grande golo e saíram dos seus pés algumas das melhores jogadas do encontro. Diria que teve uma ou duas situações em que tentou fintar quando tinha 3 pela frente...  Normalmente dá mau resultado. Não foram boas opções, tirando isso, foi perfeito. Parece-me que o João deixou claro, para quem acha que encaixa melhor a lateral, que o seu lugar é mesmo a extremo! A rapidez da finta, a velocidade, a qualidade dos centros. O Varandas é um extremo, e ponto final! Pode ser que até jogue bem a guarda-redes... mas nunca deixará de ser um grande extremo! Minha humilde opinião!


O mesmo se passou com o Daniel Carvalho. Uma boa exibição... Mas por vezes insistiu na finta, quando pode devolver atrás,  e quase comprometeu... Mas no geral esteve excelente! Dos melhores em campo.


O André Carvalho esteve ao seu melhor nível.  apesar de pouco interveniente ao longo dos 40 minutos, a verdade é que quando teve a bola nos pés não desperdiçou. Foi eficaz. Dois golos. é isso que se pede a um avançado, que não desperdice as oportunidade criadas. E o André fez o seu trabalho! Duas oportunidades, dois golos.

A defesa esteve bem melhor que a da segunda parte.

---------------------------------------------------------------------------------------

EQUIPA da 1.ª PARTE

Ruben
Carracinha
Rafa
Liladar
Daniel Carvalho
Ricardo2
Gonçalo Martins
Gonçalo Santos
Varandas
Virginaldo
André Carvalho


EQUIPA da 2.ª PARTE

Carmelo
Daniel Carvalho (trocou por Carracinha)
Liladar
Mário
Garcia
Leo
Filipe
Ricardo
Iuri
Mateus
Tiago Lopes

GOLOS:

André Carvalho  2
João Varandas  1

DISCIPLINA: 
Foi um jogo tranquilo, sem maldade. Simples prática de futebol. Como todos gostamos!
Mister Tiago Coelho apitou.
Como deve ser, foi um anfitrião à moda antiga.
Na dúvida, beneficiou o visitante convidado.
Excelente!


PRESENTES:
20 jogadores


AUSENTES:


Faltaram no grupo: (6)

Santana - ainda em tratamento
Torres - a recuperar de lesão
Didi - Ainda de férias?
Chiquinho - Ainda de férias?
André Horta -  Ainda de férias?
Salvador -

Estamos com um plantel de 26 jogadores (mais meia dúzia sob observação)

NOTAS:


No final do jogo ouviam-se alguns comentários dos pais.
Por um lado, ninguém gosta de perder, fica sempre uma sensação azeda...
O tom amargo das conversas tem muito a ver com isso.
Por outro lado, algumas pessoas diziam, e eu estou convencido que não têm razão, e que o futuro irá prová-lo, que este jogo provou que se o mister Nuno Vieira levar uns 4 ou 5 jogadores da nossa equipa, ficamos com um 11 fraco e cheio de fragilidades.


Ora... não é que isso não possa acontecer! Pode, claro que pode.

Agora, eu tenho outra ideia:

1.º Se o mister Nuno precisar de jogadores de 1997, precisará pontualmente, e não serão tantos.

2.º Não esquecer que só agora a maior parte dos clubes vão iniciar os seus treinos. Sei que a direção do Almada dirigiu convites a excelentes jogadores de outras equipas... Nada nos diz que ainda não entrem neste plantel mais 3 ou 4 jogadores. bem sei que há quem faça propaganda negativa do Almada, mas estamos cá nós, com 7 ou 8 jogadores que podiam estar em qualquer 11 titular de equipas de juvenis e preferiram ficar no Almada. Não é por acaso. Há boas razões para ingressar no Almada.

3.º Ora, o que é que ainda pode acontecer? O mister Nuno pode ter de usar 3 ou 4 jogadores nesta fase inicial, mas o nosso plantel de 1997 tem suficientes jogadores com qualidade para fazer um 11 competitivo na equipa B e fazer um campeonato de sucesso.

Que raio, alguém tem alguma dúvida de que temos plantel para fazer um bom campeonato?
Na 1ª parte jogámos sem Mário, Iuri, Leo e Tiago Lopes, e não demos bigode?

Não esquecer que ainda nos falta o Santana, o Torres e o Chiquinho e estou convencido que ainda entrarão mais 2 ou 3 jogadores de elevada qualidade.

Eu, no lugar de alguns pais,  estaria mais tranquilo.
Já me chegaram informações de que o grupo de 1996 já tem 15 ou 16 jogadores no plantel, e ainda podem entrar outros! Não vejo porque razão a equipa A iria precisar de tantos jogadores de 1997...


UM EXERCÍCIO:
(obviamente é apenas um exercício mental... pode estar tudo mal...  faço este exercício na base de que sabemos que o mister Nuno não costuma variar muito as suas apostas na equipa)

Equipa A


Pina (guarda-redes)  - há lugar para um segundo guarda-redes ???
Natário - titularíssimo
Chico - titularíssimo
Rafa - titularíssimo
Gongas   ???
?? trinco ??
'Mémé' - titularíssimo
Guga - titularíssimo
Sandro - titularíssimo
André Fonseca - titularíssimo
Extremo que veio do Sesimbra   ???

Na titularidade faltam muitos jogadores?
Não me parece... Parece-me que só há 1
Há lugares para o banco, com possibilidade de entrar? Sim, acho que há 4...
Mas ATENÇÂO: Se surgir um bom Central, o Rafa volta a trinco e o plantel titular está fechadíssimo!

São precisos tantos jogadores de 1997 para quê?
Para preencher o banco dos juvenis?
E os novos jogadores de 1996 à experiência? Nem sequer são convocados para dar lugar no banco aos nossos?
Nmmm... acho esquisito!




FELICIDADES A TODOS!
NÃO VEJO RAZÔES PARA GRANDES PREOCUPAÇÔES





Sem comentários:

Enviar um comentário